Alfabetização e Letramento: Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA)

 

 Um modelo pioneiro que virou política pública

As creches da USP – Universidade de São Paulo, sobretudo a Central, recebem visitas constantes de educadores e pesquisadores interessados em estudar e adaptar seu modelo pedagógico. As creches se tornam conhecidas também através de palestras que funcionários da Coseas proferem em vários Estados do país. “Esse trabalho de divulgação serviu para difundir as idéias que hoje são comuns em creches do país inteiro”, explica a diretora da Creche Central, Martha Musa Magaldi. 

“O que chama a atenção dos pesquisadores é a concepção diferenciada de educação infantil”, diz a diretora da Divisão de Creches, Maria Clotilde Magaldi, referindo-se ao fato da creche não se limitar a um serviço de assistência social prestado a mães que precisam trabalhar e não têm onde deixar os filhos. “Para nós, a creche é uma verdadeira unidade de ensino. As crianças conhecem o mundo através de atividades lúdicas. A creche precisa estar a serviço da criança, e não dos pais”.

 Na segunda metade dos anos 90, a Creche da USP participou do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), do Ministério da Educação, como modelo de educação infantil e foi creche referência para o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, também do MEC.

Clique abaixo e encontre os links para as apostilas e os vídeos que integram o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2001.

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/programa-formacao-professores-alfabetizadores-profa-544560.shtml

About these ads

Sobre umeitaquaril

Umei -Prefeitura de Belo Horizonte
Esse post foi publicado em Alfabetização e Letramento. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Alfabetização e Letramento: Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA)

  1. tania tiago disse:

    gostei muito do artigo vou copiar pra ajuda minha filha que tem deslixia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s